Uso na Medicina

Mevatyl no tratamento de esclerose múltipla: posologia e como utilizar

tratamento de esclerose múltipla

O mercado de derivados do canabidiol cresce em todo mundo, graças aos recorrentes processos de legalização da substância. Há desde óleos, gomas de mascar, comprimidos até sprays de CBD.

Um deles é o Mevatyl, medicamento com grande espaço nos remédios derivados do canabidiol.

Para descobrir para que serve o Mevatyl, posologia e como utilizar, confira nosso guia a seguir!

O que é o Mevatyl?

O Mevatyl é um medicamento desenvolvido para tratar a espasticidade muscular associada a esclerose múltipla. Ele foi o primeiro medicamento a base de Cannabis liberado para comercialização no Brasil. 

Atualmente, ele é fabricado pela GW Pharma Limited, empresa do Reino Unido, e distribuída pela Beaufour Ipsen Farmacêutica, situada em São Paulo.

Em sua composição química, há cerca de 2,7 mg de THC presente em um frasco de 10 ml. Por isso, muitos pacientes ou interessados pelo medicamento podem ficar receosos quanto ao seu uso.

Apesar dele ser um medicamento com maior concentração de THC que outros do mercado, não há nenhuma possibilidade de vício ou efeito psicoativo devido o uso medicamento, visto que a quantidade de THC presente no remédio é irrisória frente ao restante dos componentes. 

Como funciona o Mevatyl?

Basicamente, o Mevatyl ajuda a diminuir a rigidez dos membros, que é um dos principais sintomas da esclerose múltipla.

Além disso, a atuação do remédio nos receptores específicos no sistema nervoso, os receptores canabinoides, faz com que o paciente apresente certa melhora na função motora.

Formulação e princípio ativo do Mevatyl

O medicamento é somente usado via oral, e como todo e qualquer tratamento médico, deve ser feito apenas com a supervisão de um profissional especializado.

Os frascos atuais spray Mevatyl, com bomba dosadora,  liberam 100 microlitros por vez

Se o frasco tiver 10 ml, é possível utilizar o produto até 90 vezes.

Para o tratamento, o paciente deve estar ciente pode demorar um pouco até se chegar na dose ideal, em torno de duas semanas.

Durante esse período, efeitos indesejáveis como tontura pode acometer o paciente. Contudo, eles são leves e passam em poucos dias após o primeiro uso. 

Para quais tratamentos o Mevatyl é indicado o Mevatyl?

O Mevatyl é indicado no tratamento de espasmos moderados a graves, em adultos acometidos pela esclerose múltipla (EM). E também em casos em que o paciente não tenha apresentado evolução no quadro ao utilizar outros medicamentos espasmódicos.

Como pacientes com esclerose podem utilizar o Mevatyl?

A EM (Esclerose múltipla) é uma doença autoimune, podendo ser neurológica, crônica e até mesmo progressiva. Assim, as células que deveriam defender o nosso corpo passam a atacá-lo.

Em outras palavras, é como se ele não reconhecesse as células como parte do corpo, podendo causar lesões cerebrais, no organismo e até na medula

Primeiramente, saiba que qualquer medicamento deve ter supervisão médica. Ou seja, não consuma o Mevatyl caso não seja recomendado pelo médico ou farmacêutico.

Como dito anteriormente, o medicamento é comercializado em spray. Antes de usar, agite o frasco e pulverize o medicamento em diferentes locais na superfície da boca.

Nesse caso, pode ser utilizado como sublingual ou dentro da boca, na bochecha. 

Outro detalhe importante é que o modo de aplicação deve ser alternado, pois, o efeito pode não ser o esperado caso utilize o medicamento sempre da mesma maneira. 

O Mevatyl é um medicamento aprovado pela Anvisa?   

Como dito anteriormente, o Mevatyl é o primeiro medicamento a base de Cannabis registrado no pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).                                        

Segundo pesquisas realizadas ao longo dos anos, já é comprovado que a dependência em decorrência do uso do medicamento é improvável, assim como seus efeitos psicoativos

Além disso, o Mevatyl é comercializado somente sob a forma de tarja preta em sua rotulagem, sendo possível o utilizar caso haja prescrição médica e posterior notificação à Anvisa.

Como saber a dose certa para utilizar o Mevatyl? 

Pode haver variações conforme a condição do paciente, por isso, a dose deve ser específica para cada caso. 

Pela manhã, deve ser administrada até o meio-dia. Pela tarde ou noite, deve ser entre 16h e a hora de dormir. A distribuição das pulverizações deve ser em até 12 vezes, matutina e vespertina, de acordo com a indicação do profissional médico.

Vale destacar ser necessário um intervalo de pelo menos 15 minutos entre as pulverizações

Reforçando, não use mais de 12 pulverizações em um dia sem a indicação direta do seu médico.

Crianças podem utilizar o Mevatyl?

Mevatyl ainda não pe recomendado para menores de 18 anos, apesar de haver alguns estudos sobre a eficácia do Mevatyl em crianças e adolescentes.

Atualmente, estudos sobre o consumo de Cannabis dizem que 19 anos seria a idade mínima para o consumo da erva e seus derivados de maneira não-medicinal.

Claro, para que a Cannabis não cause problemas sérios de memória e outros efeitos tóxicos no corpo.

Contudo, não há informações suficientemente claras sobre o uso de Mevatyl em crianças e adolescentes.

Onde comprar e qual o preço do Mevatyl?

Há uma determinação da Anvisa na Portaria 344/98 determinando que este produto não esteja disponível para vendas online.

Dessa maneira, o paciente interessado pelo medicamento deve entrar em contato com o distribuidor para adquirir o produto. Além disso, a comunicação deve ser feito via telefone para maior controle.

Devido à briga de militantes do setor e empresas farmacêuticas interessadas no assunto, a facilitação para produção e comercialização de produtos a base de Cannabis tem aumentando exponencialmente. 

Infelizmente, esse ainda não é um mercado totalmente aberto e popular, tornando os custos de produção e importação super elevados

O que faz com que o valor dos remédios muitas vezes sejam considerados altos, porém, é preciso levar esses fatores em conta, justificando assim os preços.

O Mevatyl pode sofrer variações de preços conforme o distribuidor, mas a média de preços no mercado fica em torno de R$2.600,00.

Quais as contraindicações do Mevatyl?

A princípio, o Mevatyl é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a canabinoides ou derivados.

Dentre as demais, podemos citar as principais:

  • Lactantes
  • Idosos
  • Menores de 18 anos 
  • Pacientes em tratamento para epilepsia
  • Usuários regulares de cigarro de Cannabis sativa
  • Pacientes com transtorno de personalidade grave
  • Pacientes com transtornos psiquiátricos (com exceção da depressão)
  • Pacientes com esquizofrenia ou histórico familiar de
  • Pacientes de doenças psicóticas ou histórico familiar de

Conclusão

Apesar de não ser a primeira escolha em tratamentos, os medicamentos a base de canabinóides, inclusive o Mevatyl, já foram aprovados pela Anvisa e o Mevatyl é um dos mais procurados para tratamento de esclerose múltipla.

Se quiser utilizar o Mevatyl, precisará de receita e aprovação do uso pela Anvisa. Mesmo burocrático, o processo é totalmente possível caso possa esperar e tenha bom capital para investir no tratamento.

Gostou de saber mais sobre o Mevatyl no tratamento de esclerose múltipla? Escreva para nós e deixe sua opinião!